Pergunta de rede do WordPress: Como alterar o canal WiFi no modem Fastweb (Fastgate)

Vamos descobrir neste guia completo como alterar o canal WiFi no Fastgate oferecido pela Fastweb.

Wi-Fi Fastgate A Fastweb fornece a todos os novos clientes o modem de última geração chamado Fastgate, capaz de aproveitar ao máximo as linhas de fibra óptica (FTTH e FTTC) e as linhas ADSL.
Este modem, no entanto, é profundamente diferente dos oferecidos no passado pela mesma operadora e dos modems oferecidos pelos concorrentes, a ponto de desalojar usuários iniciantes.
É por isso que decidimos criar um guia sobre uma das perguntas mais frequentes quando se trata de modems sem fio: Como alterar o canal WiFi no novo modem Fastweb?

Para evitar ao máximo as interferências e obter uma boa velocidade WiFi, veremos juntos o menu reservado para a escolha de canais, como escolher o melhor canal e como evitar incompatibilidades com dispositivos.
Após a leitura, poderemos aproveitar ao máximo o modem Fastgate para conexão sem fio de 2,4 GHz e conexão sem fio de 5 GHz.

Conecte-se ao canal sem fio da rede Wi-Fi com o sinal mais forte

1) Como acessar as configurações do Fastgate WiFi
Para acessar as configurações do Fastgate, abra um navegador da web em um dispositivo que já esteja conectado à rede do modem (sem fio ou cabo é o mesmo) e digite o seguinte endereço na barra de endereços na parte superior:

192.168.1.254

Se estiver usando um PC, recomendo fazer alterações no painel de controle do Fastgate com o Mozilla Firefox ou Edge, pois o Chrome pode não fazer alterações (devido a um bug).
Após alguns segundos, veremos aparecer a janela na qual o Fastgate solicita o nome de usuário e a senha para acessar o painel de configuração.
Acesso rápido

Inserimos as credenciais (criadas no primeiro acesso) e vamos ao menu Conexãoonde encontraremos os elementos para configurar no restante do guia.
Alternativamente, também podemos acessar o painel de configuração do aplicativo móvel MyFastweb, disponível para Android e iOS aqui -> MyFastweb (Android) e MyFastweb (iOS).
O menu Conexão está disponível abrindo o menu de rolagem lateral e nos levando para o cardápio FASTGate.
Menu do aplicativo FASTGate

Assim que o menu estiver aberto Conexão vamos selecionar o submenu canal wi fi para poder mudar os canais das redes sem fio gerenciadas pelo Fastgate.
ver canais Wi-Fi

Veremos um gráfico com todos os canais disponíveis, o número de redes próximas presentes e dois botões (quase invisíveis) para alterar o gerenciamento dos canais entre 2,4 GHz e 5 GHz.
alterar tipo de rede

Por padrão, o Fastgate escolhe automaticamente o melhor canal com base na interferência de outras redes WiFi na área, mas esse mecanismo geralmente não resolve todos os problemas, com base na pouca informação disponível.
Portanto, se quisermos usar um canal WiFi específico e impedir que o Fastgate mude automaticamente, basta desativar a voz busca automática
melhor canal
e escolha o canal sem fio escolhido no menu suspenso na parte inferior.

escolha de canal fastgate

Nas redes de 2,4 GHz recomendamos sempre fazer uma escolha manual do melhor canal (para melhorar significativamente o desempenho da rede), enquanto nas redes de 5 GHz essa necessidade não é urgente, podemos deixar o gerenciamento de canais automaticamente. seguro e automático (exceto nos casos em que é necessário escolher o melhor canal para o máximo desempenho).
Mas como escolher os canais certos?
Na próxima seção do guia, encontraremos todos os segredos e truques para escolher o melhor canal WiFi compatível com nossa casa (cada casa é diferente uma da outra, então teremos que encontrar pessoalmente a melhor configuração possível).

2) Como escolher o melhor canal em 2.4GHz e 5GHz
Agora que sabemos como mudar de canal em redes WiFi gerenciadas pelo Fastgate, é hora de descobrir como escolher o melhor canal.
Se não quisermos usar outras ferramentas, podemos contar com o gráfico oferecido pelo Fastgate sobre a situação de outras redes próximas, com os canais que elas usam.
Fastgate redes próximas

Os melhores canais para redes de 2,4 GHz são 1, 6 e 11por isso recomendamos primeiro verificar a situação desses canais e escolher um desses três dependendo do número de redes já presentes (se por exemplo no canal 6 houver apenas 2 redes e nos outros 3 ou mais, você usará isso para nossa rede).
Se os 3 canais principais forem usados ​​por 3 redes ou mais, teremos que escolher outro canal para nossa rede, caso contrário teremos interferência e queda de desempenho (a rede WiFi será muito mais lenta).
Recomendamos tentar como canais alternativos 3, 7 e 9você poderá melhorar a situação de interferência e aumentar a velocidade da conexão sem nenhum problema.
Não recomendamos o uso de canais acima de 11 (ou seja, 12 e 13), pois alguns dispositivos não enxergam essa rede, que será, portanto, invisível (mantenha-a sempre entre os canais 1 e 11 para máxima compatibilidade).
Se, em vez disso, quisermos configurar o Rede de 5 GHz os melhores canais são 36, 44, 52 e 100os únicos que são sempre compatíveis com todos os dispositivos capazes de explorar este tipo de rede.
O Fastgate sempre tentará usar o canal 52 automaticamente, mas se notarmos alguma interferência ou queda de desempenho podemos usar um dos outros canais que sempre são suportados.

3) Aplicativo para escolher o melhor canal WiFi
Se não confiamos no gráfico de rede que o Fastgate oferece ou não sabemos qual canal atribuir à nossa rede, podemos obter ajuda de alguns aplicativos gratuitos projetados para esse fim.

O melhor aplicativo para Android é o WiFi Analyzer, disponível aqui -> analisador wifi (Android).
Aplicativo de análise de Wi-Fi

Com esta aplicação poderemos ver todas as redes presentes nas imediações (com os respectivos gráficos onde verificar as interferências) e escolher, através de um sistema de classificação por estrelas, o melhor canal para localizar a nossa rede.
Evitamos usar canais superiores a 11 como já mencionado no parágrafo anterior do guia.
O aplicativo é compatível com redes de 2,4 GHz e 5 GHz.

Isto foi útil?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *