Pergunta de Hardware do WordPress: Devo usar HDMI ou DisplayPort?

Nas placas de vídeo modernas encontramos HDMI e DisplayPort como conexões. Qual deles você deve usar?

HDMI vs. DisplayPort Se você adicionou uma placa de vídeo recente ao seu PC gamer, provavelmente notou que (especialmente em modelos de ponta) existem dois tipos de conexões para saída de vídeo: HDMI e DisplayPort, aparentemente semelhantes, mas profundamente diferentes. .
Em alguns casos, existem ainda mais portas DisplayPort do que HDMI, embora o último padrão seja mais difundido!
Se estamos acostumados a usar HDMI apenas por conveniência (e porque os cabos estão realmente em toda parte), subestimar os recursos da conexão DisplayPort pode ser um grande erro, especialmente com alguns monitores e placas de vídeo de última geração.
Vamos descobrir neste guia. as diferenças entre HDMI e DisplayPort e qual conexão usar quando jogamos no PC.

Diferenças entre o cabo HDMI e VGA e entre os soquetes DVI e DisplayPort

1) tipos de conexão

Quando falamos de cabos e conectores DisplayPort e HDMI, precisamos saber que existem diferentes tipos com tamanhos diferentes disponíveis, portanto, um cabo HDMI nem sempre é bom em todas as situações, assim como um cabo DisplayPort pode não ser compatível com um formato específico . . .

HDMI

Existem 3 tipos diferentes de HDMI:

Escreva um– O clássico disponível em TVs, TV Boxes, monitores de PC e na maioria das placas de vídeo.
Tipo C (mini-HDMI): Presente em tablets e laptops.
Tipo D (micro-HDMI): Presente para obter mais informações sobre smartphones com saída HDMI.

Abaixo podemos ver uma foto onde estão presentes os diferentes tipos de conexão HDMI, para que possamos compará-los.
cabos hdmi

Esses cabos são adaptados para transportar áudio e vídeo simultaneamente, em formato digital, sem a necessidade de usar cabos separados (como era o caso antes de sua chegada ao mercado).
Nas versões mais recentes, também pode transportar o sinal Ethernet até 100 Mbps, para garantir o acesso à Internet.

Cada tipo é incompatível com o outro (alterações no tamanho do conector), mas pode ser acomodado com adaptadores HDMI especiais, capazes de alternar entre os tipos com perda mínima de sinal.

porta de exibição

Existem dois tipos de DisplayPort:

porta de exibição: o conector unidirecional clássico encontrado em placas de vídeo, monitores e alguns dispositivos de sala de estar.
Mini-DisplayPort: um conector menor e de formato diferente, usado principalmente pela Apple para alguns MacBooks (ThunderBolt).

Abaixo podemos ver uma foto onde ambos os conectores DisplayPort estão presentes para que possamos compará-los.
Cabos DisplayPort

O tipo Mini não é muito comum agora, então quando falamos de DisplayPort nos referimos ao tipo clássico.
Uma das características deste cabo é transmitir até mesmo dados simples como se fosse um cabo USB normal, deixando largura de banda suficiente para poder transmitir o sinal de vídeo e o sinal de áudio (predominante se você usar DisplayPort como cabo de vídeo para monitor ou televisão).

dois) Resolução, qualidade de vídeo e recursos adicionais

A resolução e a qualidade do vídeo dependem da versão do cabo e do conector: dependendo da versão teremos suporte para diferentes resoluções.

HDMI

As versões mais populares de HDMI são

HDMI 1.2: versão muito antiga, mas ainda presente, com suporte para a resolução máxima FullHD (1920x1080p).
HDMI 1.4: formato entre os mais populares em televisores, set-top boxes, placas de vídeo e monitores, com suporte para resolução 4K (3840 × 2160 pixels a 24 Hz, 25 Hz e 30 Hz) ou 4096 × 2160 a 24 Hz.
HDMI 2.0: Formato de última geração, compatível com tecnologia HDR para vídeos 4K (2160p) gravados a 48 ou 60 fps (25 fps para vídeos 3D).
HDMI 2.1: Formato mais recente, compatível com resoluções de 4K, 8K e 10K em qualquer taxa de quadros.

Recursos HDMI adicionais incluem retorno de áudio (ARC), transporte de sinal Ethernet e controle de dispositivo de controle remoto único (CEC).

porta de exibição

As versões mais populares do DisplayPort são:

Porta de exibição 1.2a– Obsoleto, mas ainda presente, suporta resolução FullHD e oferece suporte para a tecnologia AMD FreeSync.
Porta de exibição 1.3: o formato mais popular, compatível com resoluções 4K.
Porta de exibição 1.4: O formato mais recente, compatível com resoluções 8K UHD (7680 × 4320) a 60 Hz.

Os recursos de destaque do DisplayPort incluem a capacidade de conectar vários monitores com um único cabo, a capacidade de adaptá-lo para um conector HDMI ou DVI (Dual Link DisplayPort) e tecnologias para ajustar automaticamente a taxa de atualização entre a placa de vídeo e o computador. , para evitar cintilação (agindo como uma espécie de sincronização vertical automática).

3) Áudio

O áudio também quer sua parte, pois ambos os cabos transportam o áudio digital pelo mesmo cabo do vídeo, sem a necessidade de conectar um cabo de áudio adicional.
Neste contexto as duas tecnologias são muito semelhantes, ambas suportando áudio padrão Dolby até 8 canais até 192kHz e, nas versões mais recentes, até 32 canais de áudio.
Se precisarmos do áudio de retorno (para que possamos transmitir e enviar o áudio) para os dispositivos de Home Theater, teremos que nos concentrar no HDMI.

4) Comprimento do cabo

Em relação ao comprimento do cabo, começam as primeiras diferenças substanciais entre as duas tecnologias.

HDMI: o comprimento máximo que pode ser obtido com um cabo passivo (sem amplificadores de sinal) é de 2 metros, além do qual o sinal se degrada rapidamente; com cabos ativos e com amplificadores podemos atingir até 11 metros.

porta de exibição: o comprimento máximo com um cabo passivo de 3 metros, com possibilidade de manter uma resolução FullHD sem utilizar amplificadores até 15 metros; com cabos ativos e amplificadores podemos atingir até 33 metros de distância.

5) Conclusões: qual escolher?

Depois de ver todos os recursos dos dois cabos, quais podemos recomendar?
A escolha é relativamente fácil e tudo depende dos dispositivos que pretendemos conectar; Abaixo analisamos alguns cenários padrão que são facilmente encontrados no dia a dia onde podemos escolher uma das duas tecnologias (ou ambas):

PC de escritório com monitor FullHD ou 4K: Podemos usar HDMI e DisplayPort.
PC para jogos com monitor FullHD: DisplayPort é o preferido.
PC para jogos com monitor 4K: DisplayPort é o preferido.
Sala de estar PC e TV: HDMI é preferível.
sistema de home theater: HDMI é preferível.
PC longe do monitor: DisplayPort é o preferido.

Em geral, podemos usar o DisplayPort quando usamos o PC para jogar ou, como caso limite, quando os dois dispositivos estão muito distantes e não queremos perda de sinal e qualidade.

Isto foi útil?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *