PC Question WordPress Guide: CMOS Checksum Error – Como corrigir o problema do BIOS

Soluções para resolver o erro CMOS Checksum (ou CMOS Checksum Bad) que depende do backup da bateria ou do BIOS

correção de erro de soma de verificação cmos Um erro bastante frequente em PCs é aquele que é mostrado na inicialização, se a mensagem aparecer Erro de soma de verificação CMOS ou Soma de verificação CMOS ruimcom duas ou três opções, uma para continuar pressionando F1 e outra para carregar os padrões, com F2 e uma tecla para iniciar a configuração do BIOS.
Este tipo de erro, que quase certamente depende de um Problema na BIOS do PCnão pode ser resolvido por uma reinicialização ou mesmo pressionando F1, mas pode exigir a substituição de uma parte interna, que é a bateria CMOS.

CMOS significa semicondutor de óxido de metal complementar e é um chip semicondutor alimentado por bateria na placa-mãe que armazena todas as informações do BIOS.
Este é o primeiro programa que é executado quando o computador é ligado, responsável por inicializar e verificar hardwares como CPU, memória, teclado, mouse, etc.
O Erro de soma de verificação CMOS ou Soma de verificação CMOS ruim é exibido quando o conteúdo CMOS não é verificado na soma de verificação, ou seja, se o CMOS não puder reter dados devido a um mau funcionamento.
Embora possa haver outras causas, na maioria dos casos o erro é simplesmente devido ao esgotamento da bateria do buffer que alimenta o CMOSque nada mais é do que um botão de bateria para trocar.

A primeira coisa a fazer no caso de um erro de checksum CMOS é entrar no BIOS do computador para verifique se a data e a hora no BIOS estão definidas corretamente.
Para entrar na Bios é necessário pressionar uma tecla repetidamente assim que o PC for ligado e esta tecla é diferente dependendo do modelo do computador (recomenda-se pesquisar na internet).
Geralmente sob o erro Erro de soma de verificação CMOS está escrito qual chave usar para entrar no BIOS ou na configuração.
Se a hora estiver errada, significa que a bateria está descarregada e é a causa do problema.
Substitua a bateria CMOS é realmente simples e pouco exigente.
Você só precisa abrir o gabinete do computador e encontrar uma pequena bateria redonda na placa-mãe que só precisará ser substituída por uma nova bateria, que também pode ser comprada na Amazon.

Se depois de substituir a bateria o problema persistir, ou se não houver um problema de tempo errado que o leve a pensar que a bateria está descarregada, você poderá corrigir o problema. Erro de soma de verificação CMOS com um Redefinição do BIOS.
O reset pode ser feito diretamente da BIOS, procurando a opção que retorna os valores de fábrica.
Ao digitar se você deseja usar os padrões do BIOS, pressione a tecla Y para confirmar e pressione Enter.
Desligue o computador e reinicie para ver se o problema persiste.

Se o problema ainda não for corrigido, pode haver um problema de hardware na placa-mãe que é difícil de resolver, mas ainda há uma última chance de resolver o erro. Erro de soma de verificação CMOS fazendo um Atualização do BIOS.
Conforme visto no guia para atualizar o BIOS, você precisa baixar o firmware do site do fabricante do BIOS ou do site da placa-mãe e seguir as instruções que são diferentes para cada computador.

Erro de tela preta com cursor ao iniciar o Windows PC: soluções

Isto foi útil?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *