Pergunta sobre o General WordPress Software: Como remover, detectar e prevenir rootkits do seu PC

Depois de ver primeiro como remover adware, depois como remover spyware e malware e, novamente, como remover barras de ferramentas e plug-ins, explicarei a você neste novo artigo. como remover rootkits do pcque é uma das ameaças mais temidas no setor de TI.

Índice

O que são rootkits?

A kit raiz (pronunciado babaca) não são vírus, mas mais do que qualquer outra coisa, um ou mais softwares maliciosos em particular, chamados no jargão malwareprojetado com o único propósito de se esconder dentro do seu computador com a intenção de mais tarde assumir o controle sem o seu consentimento.

Destes rootkits existem diferentes tipos e, em teoria, todos eles devem ser usados ​​apenas para fins benéficos, mas, infelizmente, muitas vezes são explorados por pessoas mal-intencionadas para obter o controle fraudulento de um determinado sistema.

Graças à sua capacidade, os rootkits são muito difíceis de encontrar, de fato, antivírus e/ou anti-malware normais nem percebem sua presença, permitindo que eles trabalhem sem serem perturbados para, por exemplo, desabilitar sistemas de proteção , abrir as portas de qualquer serviço ( ou seja porta traseira), roubar um ou mais dados confidenciais específicos, explorar o computador infectado para lançar ataques em outros computadores (essa técnica é chamada de DDoS), e outras coisas desagradáveis ​​como essa.

Como você conseguiu eles?

Digamos que existem basicamente duas maneiras de envolvê-los: a primeira é navegando em determinados sites da Internet, explorando certas falhas de segurança em seu navegador ou em seu sistema operacional desatualizado; o segundo, por outro lado, ocorre pela instalação inadvertida ou inadvertida de programas específicos no PC que se apresentam como benignos.

Como você sabe que eles estão no seu computador?

Infelizmente, não há uma resposta precisa para esta pergunta, mas você ainda pode dizer pelo fato de que seu antivírus não funciona mais como costumava, que seu computador trava com muito mais frequência e/ou parece parar de responder aos seus comandos, do que o do seu sistema operacional foi inexplicavelmente alterado, que você não pode mais abrir os programas instalados no seu PC, incluindo seu navegador favorito, mas acima de tudo você pode dizer pelo fato de que a velocidade da sua conexão com a Internet parece ser muito mais lenta do que de costume, justamente por causa do excesso de tráfego de rede causado pelos rootkits no PC.

Como remover rootkits do seu PC

Por remover rootkits do seu PC Basicamente, existem vários métodos diferentes. A primeira delas que eu recomendo que você siga é usar TDSSKillerque é um pequeno programa gratuito compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8.1, Windows 10 e também outras versões de sistemas operacionais Windows, variantes de 32 e 64 bits, desenvolvido pela Kaspersky Lab com o objetivo de remover rootkits do computador.

uma vez baixado TDSSKillerpara iniciá-lo (se desejar, você também pode iniciá-lo em Modo seguro), você nem precisará instalá-lo em seu PC, basta aceitar os contratos de licença e aguardar o carregamento do programa:

Como remover rootkits do seu PC

Isto é o que parece TDSSKiller uma vez iniciado.

No entanto, antes de começar a escanear seu PC, recomendo que você clique em Alterar parâmetroscoloque um cheque ao lado do item Módulos carregadosentão clique reinicie agoraapós o qual você terá que aguardar pacientemente o carregamento do seu sistema operacional, dando consentimento às solicitações feitas a você.

Neste ponto você terá que reabrir TDSSKillerpressione novamente Alterar parâmetros e, posteriormente, verificar todos os elementos presentes em Opções adicionais. Uma vez feito, você pode iniciar uma verificação do seu PC clicando no botão inicia escaneamento.

No entanto, antes de fazer isso, você precisará fechar todos os documentos e/ou arquivos que ainda estiverem abertos. Escaneie seu PC através de TDSSKiller Levará apenas alguns minutos para ser concluído e, se necessário, para concluir o processo de remoção, basta reiniciar o computador novamente.

Como remover rootkits do PC sem recorrer ao TDSSKiller

Outro programa compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10, ambos com versões de 32 bits e 64 bits, que não só permite remover rootkits do seu PC, mas também permite reparar e reinstalar qualquer arquivos do sistema. danificado ou corrompido, é chamado Malwarebytes Anti-Rootkit BETA.

Usar Malwarebytes Anti-Rootkit BETA você só terá que baixá-lo, extrair seu conteúdo em qualquer pasta, então você só terá que seguir o procedimento de inicialização clicando primeiro em Próximoentão em Atualizar e depois novamente em Próximo.

Mais tarde, deixando marcados todos os elementos presentes, basta clicar em Varreduraaguarde pacientemente a conclusão da digitalização e, finalmente, clique no botão Limparde forma a remover todas as ameaças detectadas no seu PC (tente também não deixar o item marcado Criar um ponto de restauração e, se solicitado, reinicie o computador imediatamente).

No entanto, quando a verificação do seu PC estiver concluída, recomendo que você a repita novamente para verificar se todas as possíveis ameaças existentes foram completamente removidas do seu PC.

Se outros problemas persistirem após você reiniciar o computador, como não conseguir se conectar à Internet ou desligar atualização do Windows voce odeia Firewall do Windowsentão você terá que entrar na pasta Acessórios entre os arquivos extraídos Malwarebytes Anti-Rootkit BETAexecute o arquivo reparar danose finalmente reinicie seu sistema operacional novamente.

Neste ponto, portanto, você deve ter finalmente removido todos os rootkits do seu PC. No entanto, para ter ainda mais certeza de que você não tem mais rootkits no seu PC, você também pode tentar usar outro programa gratuito, chamado GMERcompatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10, com versões de 32 e 64 bits.

Usar GMER você nem precisa instalá-lo no seu PC: uma vez baixado GMER clicando no botão baixar exe (após clicar neste botão, um arquivo com um nome aleatório será criado apenas para evitar GMER pode ser reconhecido por qualquer rootkit/malware ainda presente em seu computador), basta iniciá-lo e esperar pacientemente até que a varredura curta seja concluída.

Depois disso, você pode clicar no botão Varreduralocalizado na parte inferior direita da janela do programa, após o qual, no final da varredura profunda, você terá que remova apenas todos os itens destacados em vermelho. Dada a eficácia de GMER e os possíveis danos que isso pode causar ao seu sistema operacional, para tirar o máximo proveito dele GMERainda recomendo que você dê uma olhada neste guia especial.

Claro, além desses programas, que pessoalmente considero os melhores, existem muitos outros que permitem remover rootkits do seu PC. Antes de encerrar este artigo, porém, gostaria de esclarecer que no site da GMER você também pode encontrar outro ótimo programa gratuito, chamado aswMBRque é apenas um detalhe kit anti-raiz com mecanismo antivírus integrado avastque também pode remover todos os rootkits e/ou bootkits que são particularmente difíceis de remover.

Se você quiser usá-lo também aswMBRpara saber como usá-lo melhor, aconselho a seguir o que foi dito neste artigo específico.

Como evitar rootkits

Ya que para instalar rootkits en el PC más o menos se utilizan las mismas técnicas que también se utilizan para propagar virus comunes, para evitar volver a contraer rootkits, adware, spyware y cualquier otro software no deseado, basta con seguir los habituales consejos de seguridad , quer dizer:

  • instale sempre as últimas atualizações disponíveis, tanto para seu sistema operacional quanto para seu antivírus/anti-malware;
  • use um firewall apropriado, tanto o software quanto possivelmente o roteador do modem;
  • evite navegar em sites particularmente perigosos, como sites pornográficos, sites para download de material protegido por direitos autorais, sites de Chat, sites de Chat por vídeo, etc.
  • baixe programas apenas de fontes confiáveis, por exemplo, do site oficial do fabricante do software;
  • nunca abra mensagens de e-mails indesejadosinstale apenas o software original e, ao mesmo tempo, instale apenas o software realmente necessário.

No entanto, se ao seguir estas dicas você estiver lidando com os temidos rootkits novamente, neste ponto você ainda deve ter entendido como remover rootkits do pc.

Isto foi útil?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *