Pergunta sobre o hardware Android Cellulari WordPress: O que fazer se o Bluetooth não se conectar

O que fazer se o Bluetooth não estiver funcionando, não estiver emparelhando, problemas de conexão em smartphones, PCs, fones de ouvido e outros dispositivos

Reparar conexão Bluetooth O Bluetooth sempre foi uma tecnologia problemática, muito conveniente para muitos usos, mas nem sempre perfeita.
O Bluetooth permite que você conecte dois dispositivos sem fio para que eles possam transferir dados de um para o outro.
Embora em teoria as conexões com Bluetooth sejam extremamente simples e seja necessário apenas ativá-lo nos dispositivos a serem conectados para associá-los, no entanto, muitas vezes acontece que esse “emparelhamento” não funciona, é negado, é rejeitado ou termina com um erro.
Problemas de conexão Bluetooth entre smartphone e alto-falante/fone de ouvido/relógio inteligente ou até mesmo na conexão entre smartphone e PC ou entre PC e outros acessórios.
Se o Bluetooth não conectarentão, vamos ver aqui o que eles podem ser as causas e todas as coisas que devem ser feitas para resolver o problema.

Primeiro, vamos fazer um breve resumo sobre o que é bluetooth e por que é tão problemático Do ponto de vista técnico.
O Bluetooth é um protocolo de conexão sem fio de curto alcance que é fácil de instalar em praticamente qualquer dispositivo.
É uma peça de hardware pequena e barata cuja melhor característica é que requer pouca energia para se alimentar.
Em termos simples, o Bluetooth conecta um dispositivo “mestre”, como um telefone celular, que controla um dispositivo “escravo”, como um fone de ouvido Bluetooth.
O mestre transmite o conteúdo ao escravo em rajadas curtas e o escravo pode enviar solicitações de comando ao dispositivo.

Os problemas da tecnologia bluetoothnovamente em poucas palavras, são de dois tipos.
A primeira refere-se aos limites da própria tecnologia, que não possui uma banda de comunicação genérica como o Wi-Fi, mas utiliza perfis específicos do dispositivo, que mudam de fabricante para fabricante.
Além disso, a banda está superpovoada e se levarmos em conta também que as antenas bluetooth são de baixíssima potência, é aqui que o bluetooth pode ter desempenho medíocre e ruim em dispositivos mais baratos.
O outro motivo está relacionado ao software que gerencia o bluetooth, que nunca está livre de bugs, que muda de acordo com o aparelho eletrônico, sem documentação e sem suporte.

Como corrigir problemas de conexão Bluetooth do celular
Passando para o lado prático, caso você não consiga emparelhar e associar um dispositivo externo, como fones de ouvido sem fio ou um alto-falante portátil, ao smartphone, antes de pensar que o dispositivo está quebrado, é preciso verificar se a falha de conexão é devido a configuração incorreta, software, telefone ou o próprio dispositivo.

1) Antes de mais nada, certifique-se de que tanto o smartphone quanto o outro dispositivo tenham o Bluetooth ativado e, claro, que estejam ativados.
Em dispositivos alimentados por bateria, seria bom certificar-se de que está totalmente carregado.
Quando o smartphone vê a presença de um dispositivo Bluetooth, ele não avisa, então você precisa abrir as configurações de conexão.
Tanto no Android quanto no iPhonevocê encontrará o Opções de Bluetooth em Configurações e você pode procurar dispositivos bluetooth próximos.
Em alguns casos os dispositivos detectados possuem um nome que permite que sejam reconhecidos, em outros casos é lido o endereço Bluetooth, que é composto por caracteres e números.
Nesse caso, se você não conseguir conectar o Bluetooth, é quase certo que é um problema com o dispositivo e não com o smartphone.

2) Se o dispositivo não for realmente detectado pela pesquisa do bluetooth do celular, tente chegar o mais próximo possível.
Se a pesquisa não detectar nenhum dispositivo Bluetooth próximo ou se você tentar emparelhar o dispositivo na lista de detectados, mas houver erros no emparelhamento que não foi estabelecido, a primeira solução a tentar é desligue o bluetooth no seu telefone e ligue-o novamente após 10 segundos.
Melhor ainda, tente reiniciar o telefone para redefinir os erros de configuração na memória.
Outra precaução a ser usada é desabilitar as conexões NFC e Wifi no celular e tentar a conexão novamente.

3) O que realmente pode resolver o problema do bluetooth em um smartphone é a restabeleça a conexão removendo todos os dispositivos anteriormente associados ao telefone.
Para fazer isso, toque na opção Conexões em Configurações, toque em Bluetooth e veja, quando o Bluetooth estiver ativado, a lista de dispositivos pareados com esse dispositivo.
Toque no ícone de engrenagem ao lado de cada dispositivo emparelhado e selecione a opção de desemparelhar do seu telefone.
Em seguida, repita a mesma operação para todos os dispositivos.

4) Limpar cache do Bluetooth (Android)
Se o Bluetooth funcionou primeiro e depois não mais, é possível que o cache do Bluetooth esteja corrompido.
Limpar os arquivos temporários no cache pode remover os arquivos corrompidos e permitir que o Bluetooth se conecte novamente.
Este processo não afetará nenhum dos outros dados do telefone.
Para limpar o cache do Bluetooth em um smartphone Android, vá para Configurações, toque em Aplicativos para abrir a lista de aplicativos.
Aqui, pressione o botão com três pontos para mostrar os processos/aplicativos do sistema.
Agora você pode encontrar o aplicativo que gerencia o Bluetooth, toque nele e depois vá para limpar o cache e os dados salvos na memória.

5) Redefinir conexões de rede (Android)
Outra maneira de redefinir as conexões bluetooth é usar as configurações de rede para redefinir.
Também nas configurações do telefone, no item Sistema (aqui estamos falando do Android), você encontrará a opção de Redefinir o telefone, também chamada em alguns casos de “Redefinir”.
Ao tocar em Redefinir, você poderá optar por não redefinir totalmente o telefone, mas apenas redefinir a rede.
Redefinir conexões de rede remove todas as redes Wi-Fi salvas e várias senhas, além de redefinir o bluetooth para as configurações de fábrica.

6) Limpe a partição de cache do sistema (Android)
Esta é uma solução um pouco mais complicada, pois exige que você inicialize o telefone no modo de recuperação.
Para fazer isso, desligue o smartphone e ligue-o mantendo pressionadas as teclas liga/desliga e diminuir volume ao mesmo tempo.
Usando as teclas de volume, vá para Wipe cache partition e pressione a tecla liga / desliga para selecioná-la.
Depois que o telefone reiniciar, tente a conexão Bluetooth novamente.

7) Modo seguro (Android)
Outros aplicativos instalados podem afetar o Bluetooth, portanto, se você tentar iniciar seu telefone Android no modo de segurança e o Bluetooth estiver funcionando, algum aplicativo para identificar é o culpado.
O modo de segurança desativa todos os aplicativos baixados e força o telefone a funcionar em um nível básico.
Em alguns smartphones Android, para reiniciá-lo no modo de segurança, você pode pressionar e segurar o botão liga/desliga e selecionar a opção.
Em outros casos é necessário buscar um guia específico para o modelo ou marca.

8) Restauração de fábrica
Se você já tentou de tudo e o Bluetooth do seu telefone não funciona, talvez seja necessário redefinir o telefone para as configurações originais de fábrica.
Para fazer isso, vá para Configurações e use o botão Factory Reset nas opções do sistema.

Como corrigir problemas de Bluetooth no dispositivo
Em dispositivos bluetooth não há como fazer configurações, mas se não emparelhar com nenhum smartphone, você pode corrigir o problema fazendo um reset.
A redefinição da conexão Bluetooth geralmente é feita por meio de um botão oculto pressionado com a caneta ou pressionando e segurando duas teclas juntas até uma luz pisca.
Os botões a serem pressionados e os modos de redefinição do Bluetooth dependem do dispositivo que você deseja conectar, portanto, você precisará consultar o manual de instruções.

Como corrigir problemas de Bluetooth no PC
Em PCs com Windows 10 e Windows 7, o bluetooth pode ser configurado a partir do Gerenciamento de dispositivo do Painel de controle.
Encontrando o Bluetooth na lista, você pode verificar se o dispositivo está funcionando corretamente ou se há algum erro.
Neste último caso, o problema geralmente é resolvido simplesmente instalando o driver atualizado correto.
Em outro artigo, já vimos como atualizar o driver USB Bluetooth para Windows 7 e 10 com uma chave externa.
Se estiver integrado ao seu PC, basta acessar o site do fabricante do laptop e procurar o driver Bluetooth.

Em outros artigos vimos o guia para:
Transfira arquivos e fotos via Bluetooth do Android para o Windows 10 PC
Adicione Bluetooth ao seu PC com um adaptador

Isto foi útil?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *