Pergunta Android do WordPress: Como gerenciar aplicativos e processos ativos no Android

Como gerenciar aplicativos em uso no Android, gerenciar RAM e processos em execução no telefone sem instalar outros aplicativos

aplicativo Android O Google Play está cheio de gerenciador de tarefas para smartphone androidou seja, aplicativos que funcionam como o gerenciador de tarefas do Windows, mostrando outros aplicativos em execução em segundo plano e a memória que ocupam.
No papel, esses aplicativos são úteis para ver quais aplicativos estão sendo executados em segundo plano, mas também para encerrar aqueles que não são necessários para permanecer ativos e recuperar memória, especialmente em smartphones com pouca memória (menos de 3 GB de RAM).
Embora neste guia vamos dissipar alguns mitos relacionados às memórias RAM no Android e o mais importante, vamos mostrar-lhe como realmente gerenciar aplicativos ativos e RAM em qualquer smartphone Android.

Descobriremos que na realidade estas aplicações não são muito úteis como pensávamos e que devemos evitá-las absolutamente na gestão de recursos de memória, caso contrário obteremos o efeito contrário ao desejado (aplicação sempre em memória e maior consumo de recursos , mesmo quando se trata da bateria.

Todos os truques para liberar RAM no Android

1) Gerenciador de tarefas ou assassino de tarefas no Android é inútil

Como mencionado na introdução, não é útil ter um gerenciador de tarefas ou um matador de tarefas que promete acelerar o celular excluindo automaticamente os aplicativos da memória quando não estiverem em uso.
O Android pode fazer isso automaticamente, não há necessidade de um terceiro aplicativo para realizar essa tarefa.
Em vez disso, você corre o risco de obter o efeito oposto: o aplicativo recém-fechado será reaberto pelo Android e, portanto, em um loop infinito que consome apenas recursos e vida útil da bateria.
Como visto em um guia anterior, para otimizar o Android, liberar memória e matar processos Nós absolutamente não devemos usar gerenciadores de tarefas ou gerenciadores de aplicativos.
Se realmente queremos economizar memória no Android, a única coisa sensata a fazer é fechar o máximo possível de aplicativos que ficam em segundo plano no gerenciador de aplicativos integrado: clique no símbolo quadrado ou no símbolo com as três linhas e deslize os aplicativos que não queremos mais que permaneçam na memória.
Ao fazer isso, não fecharemos completamente o aplicativo, mas apenas sua janela de execução: serviços e quaisquer processos em segundo plano associados a eles permanecerão ativospara continuar a receber notificações.
Se tivermos um celular com 4 GB ou mais de RAM, nem vale a pena fazer esse movimento, deixamos os aplicativos rodando sem problemas.

Limpe o cache de todos os aplicativos no Android para recuperar a memória

dois) Economia de energia de telefones modernos

Outro aspecto a explorar refere-se à gestão da poupança energética por parte de alguns fabricantes de telemóveis com Android instalado, em todas Huawei, Xiaomi e Samsung.
Nestes dispositivos podemos encontrar um menu Economia de energia, bateria e desempenho ou Gerenciamento de aplicativos,que permitem reduzir drasticamente o consumo de RAM e bateria para aplicativos recém-instalados, bloqueando as permissões de inicialização automática (o aplicativo não iniciará sozinho) e fechando automaticamente a janela em execução em segundo plano.
aplicativo Android

Esses sistemas são muito eficientes em termos energéticos e eficazes (já que atuam no nível do sistema), mas às vezes são demais: até aplicativos legítimos como WhatsApp, Facebook e Gmail podem ter dificuldade em exibir notificações em sistemas tão restritivos.
Nesse caso, é melhor bloquear apenas os aplicativos mais pesados ​​e “soltar” os aplicativos que usamos todos os dias, para que você ainda possa ter acesso às notificações, independentemente de a janela estar em segundo plano ou não.

Fechar aplicativos em segundo plano no iOS e Android é inútil e desnecessário

3) Sistema Doze e aplicativo de hibernação

Começando desde Android 6 Marshmallow Foi introduzido um modo especial de hibernação de aplicativos chamado Zo, que só pode ficar na memória se a tela do smartphone estiver ativa e o aplicativo estiver em primeiro plano.
Este método é definitivamente muito mais eficaz do que qualquer gerenciador de tarefas, de fato, resolveu em grande parte todos os problemas de memória RAM e aplicativos em segundo plano que estavam apenas consumindo recursos.
Pode acontecer que o sistema Doze (que está ativo por padrão, não precisaremos tocar em nenhum lugar) possa falhar e algum aplicativo ficar na memória para ocupar os recursos que queremos alocar para outro uso.
Nesse caso, podemos instalar o aplicativo em nosso smartphone. Greenifyno qual Doze funciona.
Grenificar

Basta instalar este aplicativo em nosso smartphone com Doze e selecionar os aplicativos que queremos hibernar corretamente em qualquer cenário; o aplicativo se encarregará de gerenciar melhor o Doze toda vez que desligarmos a tela, para que nenhum aplicativo permaneça na memória por muito tempo.
Assim que abrirmos o aplicativo novamente, ele irá “descongelar” e estará imediatamente pronto para uso; também da hibernação é obviamente possível receber notificações, mas neste caso depende muito de como o aplicativo trata as notificações: se notarmos a presença do ícone GCM ao lado do nome do aplicativo, continuaremos recebendo notificações mesmo com o aplicativo hibernando.

Se você tiver um telefone Android muito antigo ou a hibernação não estiver funcionando como deveria, podem ser necessárias permissões de root para que o aplicativo Greenify funcione corretamente (geralmente não é necessário, mas se notarmos algum problema, consideraremos essa possibilidade).
Para desbloquear permissões de root, recomendamos que você leia nosso guia dedicado, apresentado abaixo.

LEIA TAMBÉM -> Como fazer root no Android para desbloquear o celular

4) Conclusões

Depois de ler este guia, certamente saberemos como funciona o Android e como lidar com o gerenciamento de memória, sem necessariamente depender de aplicativos “milagrosos” que não são nada milagrosos.
Se queremos verificar o consumo de bateria de um aplicativo, podemos usar o menu integrado e um aplicativo muito melhor para verificar qual aplicativo consome mais bateria no Android, conforme recomendado pelo guia que incluímos como link.

Se, por outro lado, quisermos aprofundar a discussão sobre o fechamento de aplicativos no iOS e Android, recomendo que você leia o guia a seguir.

LEIA TAMBÉM -> Fechar aplicativos em segundo plano no iOS e Android é inútil e desnecessário

Isto foi útil?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *